"Luzes do Amanhecer"

ANO IV - Nº37– Campo Grande/MS – fevereiro de 2009
EDIÇÃO DO CENTRO ESPÍRITA “VALE DA ESPERANÇA”
Rua Colorado n o 488, Bairro Jardim Canadá, CEP 79112-480, Campo Grande-MS.


               Quem reprova o próximo nos seus testes de dor, certamente que renuncia antecipadamente ao amparo de Deus, quando chegar os momentos das amargas provações. Áulus.




               

TRABALHO NO BEM

                O trabalho no bem é maravilhoso, especialmente quando consegue levar àquele aflito, em sua maior necessidade, a esperança, dizer a ele, que por maiores que sejam os obstáculos do caminho, a solução existe para cada problema.
                Projete bondade em seu caminho.
                A consciência do bem é muito importante.
                Apresente a sua colaboração, especialmente aqueles que promove o bem, ainda que seja de maneira diminuta, porque a rigor tudo converge para o bem maior.
                Muitos caminham solitários, mas também não será motivo para que os excluam voluntariamente de sua presença.                 Alguns ainda não foram chamados, mas não tardará que sejam para a tarefa. É preciso a obrigação de fazer o bem, renunciar a si mesmo, para que possa se apresentar ao mundo.
                É incrível como o tempo passa depressa. Tudo caminha. Numa ordem admirável. Nada fica esquecido. Tudo serve. O homem, porém que sempre reluta em servir. Alguém, a princípio faz contrariado alguma tarefa, outras vezes obrigado pelas circunstâncias, raros, no entanto, servem com alegria e por idealismo.
                Sempre em tudo há uma gradação. O servidor de hoje que demonstre realmente responsabilidade já de há muito trabalha nesse campo. Venceu lutas íntimas, desistiu de tarefas, arrependeu-se de haver abandonado, sentiu as conseqüências. Voltou. Dessa atitude, depois de muitas idas e vindas, tomou o seu caminho.
                Na vida tudo é assim. Precisa-se de um aprendizado. Um começo que o faça despertar para a realidade. É sempre bom salientar que assistência da vida superior nunca faltou, faltou muitas vezes foi à boa vontade.
                Feliz é aquele que serve, cuja vida tem um objetivo nesse campo, porque certamente um dia terá alguma necessidade e quem sempre serviu, lógico que terá o mérito de pedir e até ser atendido. Como poderá almejar algo mais real se sempre pediu, como aquele filho mimado e irresponsável que só deseja receber, sem a responsabilidade de servir também.
                Em qualquer lugar encontrará ensejo de trabalhar. Aquele que está preparado e disposto ao trabalho, a tarefa nunca falta…
                Quando não puder tocar sozinho uma tarefa, associe-se a outros e trabalhem pelo bem. Aliás, o trabalho em grupo é o mais proveitoso.
                Se algo pretende receber algum dia – trabalhe!
                Se realmente espera algo melhor – trabalhe!
                Se já tem confiança no futuro - trabalhe!
                Se acreditar numa soberana justiça – trabalhe!
                Se já tem confiança que o bem vence o mal – trabalhe!
                Se acreditar que a felicidade é possível – trabalhe para conquistá-la!
                Se acreditar na vida após a morte – trabalhe!
                Se acreditar em Deus – trabalhe, porque é certo que se Ele o colocou neste mundo é que pode ser útil.
                Assim que a própria lógica condiciona a todos a servir, como norma libertadora. Quem não serve, como dizia os antigos, “quem não serve para servir, não serve para viver”.
                Por isso transforme os seus dias em agradecimento sincero à vida pelo bem que consiga realizar. Não tema as dificuldades, porque elas existem em toda a parte.
                Trabalhe, pois que a vida passa depressa demais. E pode acontecer que de repente, seja chamado à pátria espiritual e não tenha mais tempo para fazer o que precisa.
                Se ainda não entendeu, quando fechar os olhos para este mundo saberá do que estou falando, pois todos, sem exceção, têm que prestar contas dos bens que lhes foram confiados. E pode deter em suas mãos, sem perceber, grandes tesouros que não suspeitas, que se chama possibilidade de fazer o bem aos outros que sofrem.
                Em qualquer lugar esteja atento ao bem que precisa realizar, com o conhecimento que tem precisa trabalhar muito para sonhar com um mundo melhor, pois que se não fizer, certamente que muito lamentará por ter fugido ao sagrado dever de servir.
                Porque servir é libertar-se do egoísmo, servir é superar o orgulho, pois que somente com muito esforço conseguirá vencer as chagas do coração humano, chamadas egoísmo e orgulho, ou se não fizer, certamente compreenderá a necessidade como norma para uma conduta enobrecida, daí as suas vantagens.
                A ordem é prosseguir com muito entusiasmo e determinação. Com boa vontade sempre terá muito que fazer, porque fora dotado de recursos para realizar o seu programa de trabalho com muito amor e determinação.
                Se porventura sendo o interessado maior, é claro que somente quem não trabalha é que perde, não poderá se arrepender, como é lógico e claro.
                Prossiga cheio de fé e esperança, porque fé e a esperança abrem caminhos para o futuro, sempre estão associadas essas virtudes que o verdadeiro espírita deve cultivar com muito empenho.
                Muitas coisas ainda são espinhosas para melhorar o desempenho diante da vida. Seja cordato e crie um clima de paz onde deseja viver. Valorize o seu espaço com muito amor. Não espere somente da vida, dê também a sua contribuição. Faça parte dessa geração maravilhosa que ai está para melhorar o mundo. Inclua-se nessa equipe, ou ousa amar o próximo como a si mesmo.
                Agindo assim, certamente terá a certeza que está no caminho certo.

Áulus/Otacir Amaral Nunes
Campo Grande/MS

EM TEU BENEFÍCIO

                Se te encontras em crise de sofrimento, onde estiveres, em qualquer lugar, lembra-te de que o amor de Deus age em teu benefício.
                Não alegues infortúnio, lembrando-te de que o sofrimento é uma lição necessária, muitas vezes, para te abrir o coração, enquanto o tempo corre em teu desfavor, dificultando as suas realizações, onde certamente encontrarias, alegrias renovadas, pela oportunidade que surge para melhorar a tua capacidade de luta.
                Não desanime, olha ao teu redor e compreenderás que cedo ou tarde todas as coisas inatingíveis, parecerão mais próximas de ti, porquanto perseverastes no bem e te colocastes a serviços de outras criaturas que também enfrentam crises de sofrimento.
                Segues adiante e recorda que o sol, igualmente derrama a sua luz por todos os lugares, facilitando a vida de cada um, enquanto a luta pela sobrevivência continua nas suas solicitações.
                Há crise no homem e cada criatura necessita de transformação íntima. Em cada manhã que surge, Deus nos repara outra tarefa, meditando na nossa capacidade de trabalho, entregando certamente, a ferramenta útil para o nosso reconhecimento. Somos todos trabalhadores da seara do bem, muitos de nós apenas descansam na estrada, enquanto esperam o chamado dos céus.
                Em nenhum momento nós estamos dispensados desta atividade!
                Cada um carrega nas suas mãos as sementes que Deus lhe entregou para que pudesse vencer as suas provações e em nenhum momento, estamos a sós, recordando que Jesus Cristo, o nosso representante legitimo, segura em nossas mãos, transmitindo forças que necessitamos para vencer cada etapa de nossa evolução e em cada momento, descobrimos que essa oportunidade brilha como a luz e reflete em nossa consciência como o alimento que necessitamos em nossos corpos, para que cedo ou tarde não estejamos estirados no caminho, lamentando o nosso fraco desempenho na construção de um mundo melhor.

Marcos Paulo
Mensagem recebida pelo médium João de Deus, em reunião pública no Grupo Espírita da Prece, na noite de 28/06/2007, na cidade de Campo Grande/MS.

Minha Querida Vovó Nilce
Minha Mãezinha Ana Cláudia,
Jesus nos abençoe:

                Enquanto ainda choramos com muita dor, lembrando o trauma daquele dia 06 de dezembro, venho com um grupo de amigos e junto deles utilizar a palavra para rogar a Deus, nos proteja, lembrando que hoje estamos reunidos novamente, pela força da fé e da esperança que sempre esteve entre nós, garantindo a paz que precisávamos para seguir desafiando a própria sorte nos momentos em que nos mantínhamos firmes no propósito da cura, que infelizmente não chegou a tempo de evitar a minha transferência para o lado de cá, onde carinhosamente reconheço o paraíso das almas abençoadas.
                Vovô Fernando... Eu estou vivo!
                Posso até apostar que você também acredita que posso estar presente, lembrando cada momento em que estivemos lutando. Sou o anjo que Deus enviou para a terra, e para proteger-me colocou-me na casa de outros anjos, que me suportaram nas alegrias e nas tristezas, enquanto me aproximava ainda mais de vocês. Foi assim nesses anos que estivemos juntos... Cada um de nós fingia que tudo estava bem e principalmente quando apostávamos intimamente em milagre!
                Foi pesadelo acreditar que a morte vem para separar as criaturas que se amam. Mas foi o despertar da vida que iluminou a nossa casa, quando percebemos que a luta não pode acabar! Não acabou... Agora estamos vivendo outra etapa e os nossos pensamentos se cruzam no céu para garantir essa permanência no entrelace de nossas mãos, enquanto prosseguimos na fé que nos pode desmoronar.
                O patinho feio está feliz porque o despertar é maravilhoso.
                Vovó Nilce, acho que eu envelheci depressa e o seu menininho cresceu muito depressa!
                Cada momento, em cada despertar fui ouvindo vozes que chegavam sem a visão dos fatos, eu ouvia e não entendia nada. Acho que sonhei e a morte apenas foi sentida na saudade que ficou em meu lugar. Não morri nunca! Nada pode terminar!
                A vida é uma seqüência de fatores que brilham tanto quanto as estrelas em noites escuras... Eu apenas despertei ouvindo vozes assim: Hei eu sou a vovozinha Maria Joana, sou a mãe da mãe da tua mãe e teu avô também está aqui.
                Eu ouvia e não via nada... Até que passando algum tempo os meus olhos começaram a receber a claridade da luz, envolvendo os meus músculos que reclamavam um exercício físico porque me achava cansado demais. Aos poucos fui percebendo a luz que entrava no meu quanto e olhei firmemente para aquela senhora que segurava a minha mão e logo descobri que já gostava dela tanto quanto da mamãe e da senhora e de vovô Fernando. Chorei muito quando ela começou a falar de nossa vida e pude entender o desespero de todos, lembrando a minha ausência em casa. Logo percebi que estava apenas começando a minha busca.
                Outras pessoas chegaram e o meu avô Newton logo declarado, abraçou-me forte, como se estivesse querendo chorar de emoção. Senti que todos ali, era a presença viva de minha família e até o papai do papai, com a querida Vó Ussi veio também, logo me confortaram, lembrando de todos, principalmente do tio Gustavo e do tio Flávio, lembrando que todos são partes deste reino que hoje reconheço como a morada das almas abençoadas e pude reconhecer a vovó Kitiei, enquanto mencionava a rosto de papai Fernando, coisa de japonês mesmo. Sei que a vida é assim e quem parte deixa um pouco de si mesmo no coração que fica chorando a dor da morte, recordando cada momento passado para que a tristeza vá embora e fique a alegria da lembrança que ainda está morna na memória e até o querido João esteve aqui segurando as minhas mãos, afirmando que a vida não pára e continua sempre e sempre garantindo-nos a eternidade.
                Abraço todos vocês, o nosso Fábio Paulo e a nossa Neide, também o Fabrício e todos os nossos familiares queridos que estão na minha memória e no meu coração, como nos dias primaveris de nossas vidas.
                O menino cresceu nestes anos, onde teve como aliados os anjos que Deus enviou primeiro, mas que agora não precisam suspender as lágrimas (que me fazem sofrer) porque cresci de verdade e o menino está rapaz e seguro de que podemos ser felizes, acreditando no Evangelho e na vida que foi anunciada por Jesus Cristo, alimento para o coração que sofre, enquanto busca sobreviver, na busca do próprio eu.
Vovó Nilce, diga para o vovô Fernando que nem sempre a medicina cura totalmente o corpo que precisa da alma para sobreviver e eu tive que partir e a minha partida foi difícil, tão difícil quanto assistir um jogo do Corinthians, mas mesmo assim agora posso afirmar para você... Eu estou vivo e nada acaba simplesmente.
                Aqui que a vida é uma bênção quando encontramos anjos no caminho, mas agora preciso parar de escrever porque estou cansado, caso contrário estaria escrevendo sempre, todos os dias, todas as noites para vocês, deixando o meu coração deslizar no lápis para afirmar o quanto sou agradecido e feliz por tê-los como o meu bem maior.
                Vovô se cuida, vovó, segura as minhas mãos, mamãe segura o meu coração e o coloque do lado do seu e tia Lu aceite o meu carinho

.
Do filho, neto.
Luiz Fernando da Costa Higa.

                Mensagem recebida pelo médium João de Deus, em reunião Pública do Grupo Espírita da Prece, em 12/02/2009, Campo Grande/MS.Nascido em Campo Grande/MS
                Causa Mortis: Cardiopatia congênita.Vovó Nilce – avó Materna; Vovô Fernando – Avô Materno; Mãe - Ana Cláudia; Maria Joana – Bisavó materna; Avô Newton – Bisavô materno; Tio Gustavo – Tio avô materno; Tio Flávio – Tio avô materno; Vovó Kitiei – Bisavô paterno; Ussi – Bisavó paterno; João – Amigo; Fábio Paulo – Amigo; Neide – Tia avó; Fabrício – Amigo; Tia Lu – Tia (Luciana)

PRECISA-SE...

                “Ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres”, Efésios 4:11.
                Precisa-se. Uma grande obra necessita urgente de trabalhadores de ambos os sexos:
                Carpinteiros:
                Para serrar madeira da incompreensão e arrancar os pregos do ódio, do orgulho, e do egoísmo.
                Pedreiros:
                Para assentar tijolos de prece na construção da caridade.
                Encanadores:
                Para canalizar água viva da verdade na direção daqueles que tem sede de conhecimento.
                Eletricistas:
                Para ligar a corrente positiva da fé, estendendo a luz a todos que se acham nas trevas da ignorância.
                Lixeiros:
                Para remover os resíduos da preocupação e da ansiedade que ainda entulham a obra.
                Aprendizes:
                Vagas sempre abertas para pessoas de boa vontade, e de qualquer idade.
                Mestres: Não há vagas! Temos o CRIADOR.
                Local da obra. A Humanidade.

UM POUCO

                Uma palavra: - amor.
                Um gesto: - bondade.
                Um lembrete: - instruí-vos
                Um conselho: – conheça-se a si mesmo
                Um defeito: - egoísmo
                Um erro: - ignorância
                Um ato de amor: - socorro aos aflitos.
                Um gesto de solidariedade: - o pão a quem tem fome.
                Uma filosofia - Filosofia Espírita
                Um pensamento: - amai-vos uns aos outros.
                Um desejo: - tornar-se melhor
                Um prejuízo: - desperdiçar o tempo
                Um valor: - o bem
                Um apelo: - amar sempre
                Um homem: - Francisco de Assis
                Uma mulher: - Maria de Nazaré
                Um ponto de referência: - Paulo de Tarso
                Uma história maravilhosa: - O Evangelho de Jesus
                Uma regra absoluta para a felicidade: - a caridade
                Um Mestre: - Jesus Cristo


Ambrósio/Otacir Amaral Nunes

ANTE O PRÓXIMO MAIS PRÓXIMO

                Aconselha, mas esquece o sarcasmo. Se a ironia carreia fugaz bom-humor, gera duradouro ressentimento.
                Indaga, mas controla a própria curiosidade. Há venenos de que basta apenas o cheiro para empeçonhar que os aspira..
                .Trabalha, mas não se incomode à sombra do anonimato. As raízes que sustentam as grandes árvores são vivas e poderosas na obscuridade do chão...
                Prega, mas governa a própria língua. As pedras não se levantam e nem se arremessam, por si mesmas...
                Coopera, mas foge à crítica. Quem usa vergastadas de lama acaba lambuzado por ela...
                Chora, mas estuda a razão das próprias lágrimas. Há muito pranto formado pelos quistos da malquerença ao calor da discórdia.
                Sê enérgico, mas brando ao mesmo tempo. Tanto seca quanto a enchente trazem prejuízo e destruição...
                Sofre, mas espera e confia. As provações, à maneira das nuvens, são nômades no caminho...
                Busca orientação, mas poupa o benfeitor espiritual. O amigo encarnado ou desencarnado não é ponto a cochichar-te o dever diuturno, nas representações que te cabem no teatro da vida...
                Ajuda, mas indistintamente. Os seguidores do Excelso Mestre são todos irmãos na consangüinidade sublime do amor...
                Ante o próximo mais próximo, sintamo-nos sob as bênçãos do Criador, na certeza de que todas as criaturas existem e crescem interligadas no abraço universal da fraternidade.
                No serviço desinteressado e espontâneo, movamos a trolha da fé viva e operante, elevando o prumo do discernimento e assentando o nível do bom ânimo para construir as obras do bem.
                Para a frente e para o alto!
                Rompendo as ondas adversas, no roldão dos vendavais, que a nossa agulha de marear tenha sempre por mira o porto da caridade.
                Partamos da semente à seara, através das folhas da esperança e das flores do trabalho para atingir os frutos opimos da evolução que o Senhor espera de nós.
                Demandemos a vanguarda com os lábios borbulhantes de compreensão e alegria, entoando o hino triunfal da bondade constante, trazendo à memória a palavra de Jesus nas páginas contagiosas do Evangelho:
                - "Vinde a mim, benditos de meu Pai, porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me saciastes; estive nu e me vestistes; estive enfermo e prisioneiro e me visitastes."
                - "Senhor, eis-nos aqui! Faça-se em nós, Segunda a tua vontade."

André Luiz
Do livro "Opinião Espírita" de Waldo Vieira

ESTUDANDO A INFÂNCIA

                O espírito - viajante da Eternidade adormece no berço para acordar na sementeira, tanto quanto adormece no túmulo para acordar na colheita.
                E o homem que amadurece na experiência terrena suspira por encontrar além da morte, braços amigos que o sustentem na grande romagem para a Divina Luz.
                Todavia, cada criatura desperta, depois de morte, na região para a qual dirigiu os próprios passos.
                Há quem reabra os olhos na paisagem reconfortante do amor e da alegria, consoante a alegria e o amor que plantou na leira humana, mas também há quem se reconquiste em pleno espinheiro de aflição e sofrimento, segundo a aflição e o sofrimento que espalhou na própria estrada.
                Por isso mesmo, é possível observar na própria Terra, a lei de correspondência, pela qual cada um responde pelas próprias obras.
                Cada espírito renasce na posição que merece, de acordo com as dívidas ou aquisições a que se ajusta.
                Há quem nasça no ódio com que intoxicou o próprio destino, como há quem retoma o corpo com as mesmas feridas que, ontem, estampou na própria alma.
                Dai, o impositivo de entendermos na infância, não a estação de irresponsabilidade festiva, mas a hora favorável de abençoada preparação do futuro.
                Receberemos, amanhã, na alma confiada às nossas mãos, aquilo que hoje lhe oferecemos.
                Nossos filhos no mundo são consciências que gravitam em tomo de nossa vida refletindo, agora ou mais tarde, o nosso devotamento ou a nossa deserção.
                Não vale iludir a criança com a fantasia do dinheiro ou do privilégio, anestesiando-a na leviandade.
                O lar é, antes de tudo, a escola do caráter e, somente quando os responsáveis por ele se entregarem, felizes, ao sacrifício próprio, para a vitória do amor, é que a vida na Terra será realmente de paz e trabalho, crescimento e progresso, porque o homem encontrará na criança as bases justas do programa da redenção.

Emmanuel
Do livro "Vida em Vida" de Francisco C. Xavier

DROGAS - TÓ FORA - GOSTO MAIS DE MIM

                Drogas são substâncias naturais ou sintéticas que, ao penetrarem no organismo humano sob qualquer forma - ingeridas, injetadas, inaladas ou absorvidas pela pele entram diretamente na corrente sangüínea, atingem o cérebro e alteram seu equilíbrio, fazendo com que a pessoa sinta tudo "diferente". Historicamente, muitas dessas substâncias são utilizadas sem grandes conseqüências pelo ser humano, e até mesmo com finalidades terapêuticas. Em alguns casos, porém, se corre o risco de criar dependência dessas substâncias. A dependência é caracterizada pela necessidade incontrolável de prosseguir consumindo uma substância compulsivamente, apesar dos problemas significativos que podem surgir, sejam físicos, sociais, financeiros, etc.

                O PORQUÊ

                Os motivos que podem levar alguém a provar ou usar ocasionalmente as drogas são: a) Curiosidade;
                b) Influência dos amigos;
                c) Prazer imediato que produzem;
                d) Fácil acesso e obtenção;
                e) Desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas ou aliviar as ansiedades.
                Estas são também razões para a utilização abusiva de drogas. Muitas pessoas usam drogas - a primeira vez pelo menos - por causa de seus efeitos prazerosos. A curiosidade, a busca do prazer, a atração do "barato" e o modismo são as principais razões para a primeira experiência. A maioria dos adolescentes nos estágios iniciais do uso de drogas vê a "viagem" como uma experiência agradável e positiva. Some-se a isso a fase extremamente critica da adolescência, quando aumentam os questionamentos, a insegurança e a revolta contra o sistema. A droga pode ser uma saída nesses casos. Mas as drogas apenas escondem sentimentos e problemas ruins ou desagradáveis por um breve momento - elas não os fazem desaparecer para sempre. As drogas dão a falsa impressão de que se está lidando melhor com as próprias emoções. No entanto, elas só anestesiam, disfarçam, encobrem as emoções e seu consumo traz conseqüências e ruína ao ser humano, tanto físicas quanto psicologicamente.

                CARACTERÍSTICAS/SINTOMAS

                Existem algumas características comuns àqueles que fazem uso de drogas. São elas:
                Mudança de Humor e de Personalidade. Menos Responsabilidade. Os usuários de drogas podem parecer felizes num momento triste e triste num momento alegre. Podem ter sentimentos fortes e anormais de pânico, ansiedade e medo.                 Desconfiam de todos, tomam-se irritadiços, nervosos, dissimulados, mal-humorados e pouco afetuosos. Não fazem os trabalhos domésticos, chegam tarde em casa, esquecem as ocasiões de reuniões de família, deixam o quarto desarrumado e recusa-se a colaborar.
                Mudança de Amigos, Passatempos, Interesses, Solicitação de Maior Privacidade.
                Dificuldade de Comunicação. Os usuários de drogas podem subitamente perder o interesse pelos estudos, esportes e demais atividades de sempre gostaram. Mudam de linguagem, o corte de cabelo e seu modo de vestir. Eles podem matar aula, não fazer os deveres de casa, mudar de amigos ou afastar -se de seu círculo habitual, e ser relutantes em falar sobre seus atuais amigos e o que eles fazem. Recusam-se a discutir suas atividades, tomam-se negativos quanto aos efeitos do uso de drogas quando são discutidos, argumentam, defendem com veemência o uso ocasional de drogas pelos amigos e preferem falar sobre os maus hábitos dos adultos. Tendem a brigar com facilidade.
                Deterioração Física e Mental.
                Aumento dos sentidos do tato, paladar ou olfato; aumento do apetite (no caso de uso de álcool ou maconha); raciocínio ilógico ou incoerente, perda de peso. Parecem doentes ou cansados, apresentando sintomas de resfriado crônico, tais como olhos vermelhos, nariz escorrendo, dores de cabeça, manchas roxas inexplicáveis, sangramentos de gengivas, fraqueza muscular e tremor nas mãos.
                Odores e Objetos Estranhos. Algumas vezes, costumam deixar sinais à volta e em seus quartos, tais como: cheiros estranhos, desodorantes para encobrir o cheiro da droga, incenso, cachimbos, papéis para enrolar "baseados", etc.

                COMO EVITAR

                Aqui vão algumas sugestões para a ajudar fazer a guerra" contra o uso das drogas.
                1. Aprender tudo sobre o assunto. Quanto mais se souber, mais se entenderá quanto mal podem fazer. Quando não matam, elas podem arruinar a vida, prejudicando a performance na escola, tomando as pessoas doentes fisicamente e mudando sua personalidade.
                2. Procurar resistir à influência negativa dos colegas, trocando de amigos, mudando de círculo de amizades.                 Tentar envolver-se em atividades onde se encontrem novas pessoas, em que se tenha a impressão de estar bem consigo mesmo e em que se adquira a confiança para viver livre das drogas.
                3. Conversar de forma construtiva, e não crítica, com os pais, filhos, amigos e professores. Ao mesmo tempo Ter sempre definidas as regras firmes e limites sobre drogas, bebidas e outros comportamentos que se julgue particularmente inaceitáveis.
                4. Passar um tempo, durante a semana, em família procurando aproveitá-lo de maneira mais agradável, produtiva e criativa possível, com atividades de qualidade.
                Conceito principal que se deve Ter é o de não começar a usar drogas. A melhor forma de evitar problemas é não experimentar. A dependência pode ser conseqüência de diversos fatores, tais como: a genética, personalidade, meio ambiente e relações sociais, além de atingir qualquer pessoa, independente de idade, classe social, credo ou cor. É impossível detectar se uma pessoa tem ou não tendência a se tomar dependente
                Portanto, se tantos fatores e fazem-nos correr riscos que nos conduzem à dependência, o ideal é evitar a primeira dose. Dizer "sim" ou "não" às drogas é uma opção de cada um, pois é a escolha de um caminho de vida. Ninguém pode decidir por outra pessoa, tendo-se, portanto que assumir a responsabilidade pelas atitudes tomadas.
                Projeto Preventivo no Centro Espírita 167. O Encontro Fraterno Auto de Souza/PSE

NINGUÉM MORRE

                Não reclames da Terra.
                Os seres que partiram...
                Olha a planta que volta Na semente a morrer
                Chora, de vez que o pranto Purifica a visão.
                No entanto, continua Agindo para o bem. Lágrima sem revolta
                É orvalho da esperança. A morte é a própria vida Numa nova edição.

Emmanuel - Francisco C. Xavier

MOMENTOS DE CRISE


                Ninguém os deseja a todos procuramos evitá-los: os momentos de crise.
                Configuram – se eles, mais particularmente, nas ocorrências externas, das quais nem sempre somos partícipes.
                Hoje, será determinada atitude, considerada infeliz, assumida por pessoa que se nos liga ao coração pelos laços íntimos; amanhã, pode surgir em grandes conflitos dentro do grupo familiar; depois, é possível apareçam no afastamento de companheiros dos mais estimáveis; e, mais adiante, no tempo, os instantes difíceis serão aqueles em que a desencarnação de um ente amado, quanto nos achamos na Terra, nos envolva em nuvens de sofrimentos e lágrimas.
                Decerto, nessas horas amargas, é indispensável sejamos a segurança daqueles irmãos enfraquecidos, diante da prova, ou a escora daqueles que estão esmorecendo no cotidiano, prestes a cair.
                Em todos os lances constrangedores da experiência humana, é razoável nos façamos a palavra de bom-ânimo e o gesto de apoio espontâneo para todos aqueles que nos cercam.
                Entretanto, amparando aos outros, é imperioso não nos esquecermos.
Instalemos a luz da compreensão, por dentro de nós e sustentemo-nos no clima de confiança para que os embates da escola humana nos encontrem firmes na fé em Deus e em nós próprios, reconhecendo que as crises são fases de mudança, às vezes, marcadas por enormes tribulações, das quais a Divina providência, utilizando recursos que desconhecemos nos trará a renovação necessária e o Amanhã Melhor.

Emmanuel
Do livro "Pronto-socorro" de Francisco C. Xavier.

PALAVRAS DA VIDA

                Levanta-te, a cada dia,
                Pensa em Deus, louva e agradece,
                Mesmo num lance de prece
                A benção de trabalhar
                E cumpre as obrigações
                Que a vida te deu às horas,
                Doando a paz onde moras,
                Partindo do próprio lar.

                Se resguardas na lembrança
                Alguma ofensa sofrida,
                Deixa ofensa esquecida
                Na luz eterna do bem;
                Não busques descanso inútil,
                Trabalho é apoio preciso,
                Não afastes o teu sorriso,
                Do coração de ninguém.

Maria Dolores
Mensagem recebida pelo médium Francisco C. Xavier.

 

O EVANGELHO NO LAR

                O Culto do Evangelho em casa - pelo menos uma vez por semana ser-vos-á uma fonte de alegrias e bênçãos.
Renovemos o contato com os ensinamentos de Jesus, tanto quanto nos seja possível, e não somente o lar que nos acolher se transformará em celeiro de compreensão e solidariedade, mas também a própria vida se nos fará luminoso caminho de ascensão à felicidade real.

Batuíra
Mensagem recebida pelo médium Francisco C. Xavier

                Culto do Evangelho no Lar
                Roteiro:
                - Escolher pelo menos um dia da semana e horário para reunião com família. A pontualidade e a assiduidade são importantes.
                - Providenciar uma jarra de água para fluidificação.
                - Prece de abertura da reunião.
                - Ler um trecho de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e uma mensagem de um livro de Chico Xavier.
                - Pode ser feito comentário sobre os temas lidos.
                - Prece de encerramento, rogando a Jesus a proteção do lar, dos parentes, amigos, dos que sofrem.
                - Servir a água fluidificada aos presentes.
                - Duração: aproximadamente 15 minutos.
                - É desaconselhável qualquer manifestação mediúnica durante a reunião. Grupo Espírita Emmanuel S/C Editora

RELAÇÃO DE CENTROS ESPÍRITAS DE CAMPO GRANDE

Federação Espírita de Mato Grosso do Sul. Av. Calógeras, 2.209 – Centro. 79004-383 – Campo Grande/MS
01 Centro Espírita “Vale da Esperança” Rua Colorado, 488- Jardim Canadá 79112-480 Campo Grande/MS
02 Centro de Est. Espírita “Lírios do Campo". Rua da Pátria, 1.208- B. Caiçara 79090-130 Campo Grande/MS
03 Centro Est.Espírita “Chico Xavier”. R. Boanerges Lopes, 1.170 J. Santa Emília 79093-430 Campo Grande/MS
04 Centro Est Espíritas “Eurípedes Barsanulfo” R. Itaporanga, 362- B. Zé Pereira 79107-400 Campo Grande/MS
05 Grupo Espírita “da Prece” Avenida Tiradentes, 1.243- Vila Bandeirantes 79090-000 Campo Grande/MS
06 Casa Espírita “Irmã Blandina” R. Eng. Edno Machado 1462 J. Santa Emília 79093-350 Campo Grande/MS
07 União Espírita “Amar e Servir” Rua Palmácea, 1.438 – Moreninha II 79065-140 Campo Grande/MS
08 Sociedade Espírita “Castro Alves”. Rua Alexandre Farah, 255 – B. Amambaí. 79005-380 Campo Grande/MS
09 Comunhão Espírita “S. Francisco de Assis” R Bonsucesso, 343 -V Jóquei Clube. 79080-280 Campo Grande/MS
10 Casa Espírita “Discípulos de Jesus”. Rua Maracaju, 244 – Centro. 79002-214 Campo Grande/MS
11 Centro Espírita “Benedita Fernandes”. R. Dorotéia de Oliveira, 917. Oliveira I. 79091-720 Campo Grande/MS
12 Centro Espírita “Unidos de Mãos Dadas. Rua Flamengo, 1.403 – Jardim. Canadá 79112-230 Campo Grande/MS
13 Casa Espírita A C. “A. Bezerra Menezes”. R Amapá, 689- Jardim Amapá. 79045-161 Campo Grande/MS
14 Casa de Oração “Fonte de Luz”. Rua Pindaré-Mirim, 55 – Jardim Belinate. 79103 -580 Campo Grande/MS
15 Grupo Espírita “A Caminho da Luz”. R Paulo de Mello, 400 -Alto São Francisco 79116-491 Campo Grande/MS
16 Centro Espírita “Jesus de Nazaré”. Rua do Hipódromo, 596 – Vila Piratininga 79081-100 Campo Grande/MS
17 Grupo Espírita “Recanto da Prece”. R Marechal Floriano, 1117-B. Bandeirantes 79006-840 Campo Grande/MS
18 União Espírita “André Luiz”. Rua José Antônio, 2550 - Centro. 79002-401 Campo Grande/MS
19 Centro Espírita “Bezerra de Menezes”. Rua Silveira Martins, 700- Vila Alba. 79100-450 Campo Grande/MS
20 Centro Espírita “Caminheiro de Jesus”. Chácara Estrela do Sul Campo Grande/MS
21 Centro Espírita “Caminho da Luz”. Rua Ulisses Serra, 586 – Jardim Imá. 79102-050 Campo Grande/MS
22 Comunhão Espírita “Casa de Scheila”. Rua Ourinhos, 297 – Vila Carvalho. 79005-270 Campo Grande/MS
23 Centro Espírita “Casa de Adair”. R Antônio Vieira de Almeida s/n - Oliveira I. 79091-660 Campo Grande/MS
24 Centro Espírita “Casa do Caminho”. Rua Inácio do Loyola, 343 – B. Tiradentes 79017-021 Campo Grande/MS
25 Centro Espírita “Casinha de Oração”. R Arquipélagos, 1336 – V. Coophavila II. 79097-040 Campo Grande/MS
26 Centro Espírita “Cristo Curador”. Av. Bandeirantes, 3.158- B. Bandeirantes. 79005-671 Campo Grande/MS
27 Centro Espírita “Aprendizes do Bem” R.Antônio I. de Souza, 440, São Conrado 79091-140 Campo Grande/MS
28 Centro Espírita “Humildade e Trabalho”. Rua dos Pássaros, 289 - Bom Jardim. 79091-160 Campo Grande/MS
29 Centro Espírita “Fé, Amor e Caridade”. Rua 24 de Outubro, 270 – Vila Glória. 79002-400 Campo Grande/MS
30 Centro Espírita “Humildade, Amor e Luz”. R das Paineiras, 247. B. São Francisco. 79010-070 Campo Grande/MS
31 Centro Espírita “Irmãos do Além”. Rua Ranieri Mazzilli, 41 B. Santo Amaro 79112-500 Campo Grande/MS
32 Centro Espírita “Ismael”. Rua Arlindo de Andrade, 186 – Centro 79008-370 Campo Grande/MS
33 Casa de Oração “Dr. Marcos Ribeiro”. Rua Canindé, 143 – B. Tiradentes. 79042-060 Campo Grande/MS
34 Centro Espírita “Pedro de Alcântara”. R Benjamin Constant, 93 – Vila Planalto 79009-460 Campo Grande/MS
35 Centro Espírita “Leocádio Correa”. R Fernando de Magalhães, 865 – V. Marli. 79117-011 Campo Grande/MS
36 União Espírita “Franciscana”. Rua Sérgio Garabine, 59 – Mata do Jacinto 79033-300 Campo Grande/MS
37 Centro Espírita “Maria de Nazaré”. Rua Sodré, 209 – Vila Carvalho 79005-160 Campo Grande/MS
38 Centro Espírita “Missionários da Luz” R Pres. Dutra, 597. B. Monte Castelo 79011-160 Campo Grande/MS
39 Centro Espírita “Nosso Lar” R Teodoro Roosevelt, 700-Jd Belo Horizonte 79116-191 Campo Grande/MS
40 Centro Espírita “José de Anchieta”. Rua São Paulo, 399 – B. São Francisco. 79002-270 Campo Grande/MS
41 Centro Espírita “Oficina do Amor”. R Pres.Rodrigues Alves, 383- B Sto. Amaro 79112-350 Campo Grande/MS
42 Centro Espírita “Emmanuel”. Rua dos Ferroviários, 1.126 B. São Francisco. 79008-420 Campo Grande/MS
43 Centro Espírita “Obreiros do Bem”. Rua Albert Sabin, 2.193 – Jardim Anahy. 79090-160 Campo Grande/MS
44 Centro Espírita “Semente de Luz”. Rua do Campo, 42 – Bairro Taquarussu. 79041-071 Campo Grande/MS
45 Centro Espírita “Luiz Sérgio”. Av. Castelo Branco, 1.012 – Cel. Antonino 79010- 600 Campo Grande/MS
46 Col. Espiritual “Bezerra de Menezes”. R.Joaquim A Pereira, 2.397- J. Botafogo 79070-120 Campo Grande/MS
47 Grupo da Prece Eurípedes Barsanulfo. Rua Ipiranga, 2 – Vila Planalto. 79009-360 Campo Grande/MS
48 Centro Espírita “Ana Nery”. R Dolor de Andrade, 1.553 B. Cel. Antonino. 79002-321 Campo Grande/MS
49 Grupo Espírita “Amor e Paz”. Rua Dias Ferreira, 08 - Coophafé 79021-175 Campo Grande/MS
50 Grupo Espírita “Jesus no Lar”. Rua Regente Feijó, 273 – B. Jardim Paulista 79050 -680 Campo Grande/MS
51 Grupo Espírita “Lázaro Maciel”. R.Evaristo de Moraes, 563 – B. Sto. Antônio 79100-360 Campo Grande/MS
52 Centro Espírita “R da Prece E. Barsanulfo”. R Dom Aquino, 431-B Amambaí 79002-185 Campo Grande/MS
53 Grupo Espírita “Luz no Caminho”. R.Humberto Lino, 256 – Jardim Colibri. 79071-091 Campo Grande/MS
54 Centro Espírita “Amor, Luz e Verdade”. Rua Alegrete, 1482, B. Cel. Antonino. 79010-130 Campo Grande/MS
55 Grupo Espírita “Padre Germano”. Rua da Roseira, 814 – Oliveira I. 79006-830 Campo Grande/MS
56 Instituto de Cultura Espírita de MS. R. Francisco Cândido Xavier, 850, Centro. 79002-052 Campo Grande/MS
57 Núcleo Espírita “Paulo de Tarso”. R Aguiar Pereira de Souza, 36- V Progresso 79080-375 Campo Grande/MS
58 Cruzada Militares Espíritas Núcleo de C.G. Rua Jaborandi, 80 - Jardim Aeroporto. 79103-500 Campo Grande/MS
59 Sociedade Espírita “Allan Kardec” Rua Cesário Alvim, 185-Jardim Fluminense. 79116-450 Campo Grande/MS
60 Centro Espírita “Irmão Marcos” Rua Eduardo Santos Pereira, 2.127- Centro 79002-251 Campo Grande/MS
61 Casa Espírita “Semente de Amor R Eng. Amélio C. Baís, 1950- Jd. Zé Pereira. 79112-380 Campo Grande/MS
62 Lar Espírita “Caravana de Luz” Adelaide M Figueiredo, 1387 Dom Antônio 79075-010 Campo Grande/MS
63 Soc.Espírita Frat “Francisco Thiesen” R Eng.Luthero Lopes, 565-J.Hortências III- 79084-180 Campo Grande/MS
64 Centro Espírita “Anália Franco” Rua Alberto Albertini,380-B.Morada do Sol. .79073-210 Campo Grande/MS
65 Casa União em Jesus. . Rua Lúcia Santos,354-Dom Antônio Barbosa 79075-104 Campo Grande/MS
66 Fraternidade Espírita “Francisco de Assis”. Rua Urupês,142 – Jardim Noroeste. 79045-292 Campo Grande/MS
67 Fraternidade Espírita “Ramatis”. Av. Europa, - Jardim Jacy. 79006-260 Campo Grande/MS
68 Centro Espírita Jesus e Maria. R.Rogaciano F. Mendes,359,B. Taveirópolis. 79090-030 Campo Grande/MS
69 Centro Espírita “Maria Modesto Cravo”. .R Onicieto S Monteiro, 200 V.Margarida 79023-201 Campo Grande/MS
70 Centro Espírita “Auta de Souza”. Rua dos Andes, 957 – Jardim Nhanhá. 79080-500 Campo Grande/MS
71 Centro Espírita “Irmãos de Boa Vontade”. Rua Bandolim, 135 – Bairro Parati. 79081-560 Campo Grande/MS
72 Sociedade Espírita “Sementeira Cristã” Travessa Angélica,120-Chácara Vendas 79003-102 Campo Grande/MS
73 Centro Espírita “Irmãos do Caminho” .Rua da Praia, 165 – Bairro Coophavila II. 79097-070 Campo Grande/MS
74 Centro de Estudos Espíritas “Jesus no Lar”.. Rua Corumbaíba, 06 – J Tv Morena 79050-271 Campo Grande/MS
75 Com Espírita “Amor e Caridade”-CEAR. R Eunice Weaver,569 B Sto. Antônio. 79100-600 Campo Grande/MS
76 Lar Espírita “Maria Madalena”. . Rua Pasteur 1450 – Vila Piratininga 79081-070 Campo Grande/MS
77 Centro Espírita “Gotas de Luz”. Rua Arthur Vasconcelos Dias, 10 – Betaville 79060-233 Campo Grande/MS
78 Sociedade Espírita “Servidores de Jesus”.. Rua Nacional, 144 – Jardim Imperial. 79013-110 Campo Grande/MS
79 Centro Espírita “Tereza de Ávila”. . Rua Noroeste, 1831- B. Cabriúva .79009-760 Campo Grande/MS
80 Centro Espírita “Paulo de Tarso”. Colônia São Julião Campo Grande/MS
81 Grupo Espírita “Francisco Cândido Xavier”. Av. Euler de Azevedo, 3000 79116-080 Campo Grande/MS
82 Soc Espírita Anorran-Amor,Luz e Caridade .Rua PadreCrippa,2.292-Centro 79010-180- Campo Grande/MS
83 Centro Espírita “Casa de Maria”. Rua Tennesse, 200, Nascente do Segredo 79014-010 Campo Grande/MS
84 Grupo Espírita “Allan Kardec”. Rua Candeias, 577 - Indubrasil. Campo Grande/MS
85 Centro Espírita “Maria de Magdala” R Jerônimo Albuquerque,2900-Nova Lima. 79017-121 Campo Grande/MS
86 Centro Espírita “Eurípedes Barsanulfo”. Travessa Guaxe, 260 – Jardim Anache. 79017-167 Campo Grande/MS
87 Casa Espírita “Chico Xavier” Rua Liberdade, 1.017 - Santa Dorothéa . 79004-150 Campo Grande/MS
88 Centro Espírita “Amizade”. R Wagner Bertoldo,Q5,lt6,Bosque Esperança Campo Grande/MS
89 Centro Espírita “Servidores de Jesus”. Rua Nossa Senhora de Fátima Campo Grande/MS.

VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL

 

 

ANO IV - Nº37– Campo Grande – MS – Fevereiro de 2009
EDIÇÃO DO CENTRO ESPÍRITA “VALE DA ESPERANÇA”
Rua Colorado n o 488, Bairro Jardim Canadá, CEP 79112-480, Campo Grande-MS.