"Luzes do Amanhecer"

ANO IV - Nº38– Campo Grande/MS – Março de 2009
EDIÇÃO DO CENTRO ESPÍRITA “VALE DA ESPERANÇA”
Rua Colorado n o 488, Bairro Jardim Canadá, CEP 79112-480, Campo Grande-MS.


                Jesus foi e continua sendo o amigo de todos. A sua vida é uma mensagem de amor, porque de suas mãos dadivosas espalham flores de agradável perfume que enternece todos os corações, mostrando que a humildade e simplicidade são características marcantes de sua personalidade, e o amigo fiel que ampara o amigo nas horas mais difíceis. Áulus

 


           

REFLEXÃO PELA MANHÃ

            Deus é único e Moisés o seu profeta.
            Deus é único e Jesus o seu mensageiro maior.
            Deus é único e o Espírito de Verdade fora incumbido por Jesus para estimular à prática do amor e a caridade.
            Moisés trouxe a lei e Jesus o amor. A lei corrige o amor aperfeiçoa.
            A Doutrina Espírita baseia-se nos mesmos princípios que Moisés e Jesus pregaram em épocas distintas da Humanidade, demonstrando que para viver as duas grandes realidades era necessária à caridade. Porque é o coroamento das duas revelações.
            Assim que se vive hoje a sublimação dessas duas revelações que são extremamente importantes ao desenvolvimento do pensamento religioso do mundo, porque as idéias longamente maturadas ao longo do tempo foram capazes de produzir a fé raciocinada.
            Ademais, mostrando porque se crê, pois que fora até a fonte da revelação, porquanto se consultou os próprios habitantes desse outro mundo, para onde irão todos, um dia, e deles obtiveram informações detalhadas que formaram a base dessa nova concepção, porém baseada em informações que nasceram com a própria humanidade.
            Por isso que continua jorrando sempre dessa fonte de inesgotável sabedoria, que serviram como a essência das duas grandes revelações anteriores, todavia, avançando sempre, o próprio Jesus afirmara que “enviaria o Espírito de Verdade que ensinaria todas as coisas”. E que estava reservado para os dias atuais, esclarecer as idéias de imortalidade, pois que somente com a absoluta certeza de que a vida continua, podem-se modificar certos fundamentos da caminhada, deste mundo que fora chamado a viver.
            É justamente com essas informações que mais se ampliam os horizontes e abre um leque para o esclarecimento completo da mensagem de Jesus.
            As idéias iniciais da revelação não se esgotaram, mas à medida que o tempo passa, mais se esclarece o raciocínio e a base continua com toda a vigência, como também é compreensível que as criaturas que viveram em épocas mais recuadas não haveriam de compreender, porque primeiro era necessário que a ciência se desenvolvesse e a evolução do pensamento fosse uma realidade.
            Dessa maneira somente hoje se pode conceber uma religião exclusivamente moral, subsistindo junto com a ciência, mesmo porque são galhos de uma mesma árvore, uma não pode desmentir a outra, se assim fosse algo estaria errado e seria necessário buscar outro sentido para essa diferença.
Assim que essas duas potências da natureza do campo moral e da ciência experimental poderão se unir para dar ao homem todas as condições para alimentar a mente e o coração e com essa carga emotiva que o fará Senhor de si mesmo, podendo construir o mundo que sonha.
            É importante que se diga que tudo caminha nessa linha ascendente, onde os valores serão alocados de acordo com as necessidades, ou seja, de conformidade com o que se pode realizar no momento. Não é menos verdade também, que tudo passa pelo crivo dos benfeitores que dirigem o destino da Humanidade.
            Cada época é marcada pela evolução de determinado princípio, a fim de que se possa aprimorar o espírito em todos os sentidos, que apesar da crítica de muitos, muitas coisas boas já foram incorporadas em sua estrutura moral da Humanidade.
            O mundo dependerá da evolução dos espíritos nele encarnados, porque terá o seu peso específico na coletividade.
            Nesses países de grande cultura os valores considerados serão outros, porque haverá naturalmente possibilidades renovadas pela afluência de idéias mais aperfeiçoadas.
            É também verdade que já se reúne essas culturas afins, para dar uma visibilidade à própria condição de seus habitantes. Assim que caminhará a Humanidade sobre novos trilhos.
            E pode plantar a sua pequena semente para ajudar em algum ponto essa maravilhosa geração do porvir e que terá uma enorme responsabilidade, a fim de que continue esse mundo melhor.
            O importante que se qualifique para trabalhar mais, pois que está nesse campo de provas para resolver certas questões, inclusive aquelas que atende aos seus interesses.
            Não se deixe influenciar por falsas idéias, somente o trabalho em favor dos que sofrem será capaz de lhe dar a compensação que precisa, mesmo porque o próximo continua sendo à base do seu próprio progresso, visto que é dele que recebe a motivação maior para a própria vida.
            Já com essa compreensão será natural que deseje realizar o melhor em termos de trabalho em favor do próximo.
            Isto é muito alentador, e mesmo porque vida é uma fonte permanente de possibilidades.
            Novo dia, nova esperança, desfrute hoje o bem possível. Amanhã será naturalmente melhor.


Áulus/Otacir Amaral Nunes

Campo Grande/MS


TER E SER

            -Num canto da rua vê-se um mendigo encolhido e sujo.
            - O magnata mal o percebe e passa.
            - Porém a dor e a dificuldade daquele homem é real. Homem rico que o viu nem acredita que a dor exista. Ele só conhece a dor pelo jornal e lamenta para os íntimos do seu lar, porém passa de largo.
            - Faça o que eu fiz e nada disso aconteceria, sentencia. Como se a dor e a miséria só dependessem de alguns momentos reflexão e já estaria o problema resolvido.
            Mas a vida passa.
            Os papéis se invertem.
            O mendigo renasce magnata e o rico mendigo.
            - O mendigo esquece sua antiga posição e também trata com desumanidade o próximo, vê a dor dos outros e passa.
            - O magnata de outrora no seu canto agora maldiz o mundo porque àquele ao homem rico deu tudo e a ele negou.
            Conclusão:
            Ter é uma questão de oportunidade meramente transitória. Ser, porém, está ao alcance de todos, qualquer um dos dois quando magnata poderia Ter sido bom e feliz, como mendigo também poderia Ser resignado e bom.


Ambrósio/Otacir Amaral Nunes

DOUTRINA ESPÍRITA

            As diretrizes que norteiam o trabalho de união da família espírita brasileira e da Unificação do Movimento Espírita são:

            1. Doutrina Espírita ou Espiritismo é o conjunto de princípios e leis contidos nas obras básicas de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita.
            2. Conforme observam o próprio Codificador e os Espíritos Superiores, em Prolegômenos de "O Livro dos Espíritos", a Doutrina Espírita é de autoria dos Espíritos Superiores e tem por objetivo instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.
            3. Como destacam os ensinos contidos na Codificação, o Espiritismo vem realizar, na época predita, o que Jesus disse do Consolador prometido: o conhecimento de todas as coisas, fazendo com que o homem saiba de aonde vem, para onde vai e porque está na Terra.
            4. Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humano. Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, religioso, ético, moral, educacional, social.
            5. Tendo por base os princípios acima enunciados e conscientes de que a Doutrina Espírita veio, no devido tempo, trazer esclarecimento, orientação e consolação a todos os homens, o Conselho Federativo Nacional tem como objetivo principal de suas atividades, colocar a Doutrina Espírita, em toda a sua abrangência, ao alcance e a serviço de todos os homens, promovendo e realizando o seu estudo, a sua divulgação e a sua prática. E destaca a judiciosa e sensata observação de Allan Kardec, quando diz: "Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará (" A Gênese “cap. 1- 55)”.
            6. Todo progresso do conhecimento desde a Codificação tem trazido evidências que confirmam os ensinos espíritas, nada justificando a revisão de qualquer dos fundamentos da Doutrina dos Espíritos.
            7. O Espiritismo não impõe os seus princípios, O conselho Federativo Nacional respeita em todas as pessoas e instituições o natural direito que têm de não aceitá-los, parcial ou totalmente, e de rejeitá-los e convida os interessados em conhecê-los a submete esses princípios ao crivo da razão e só aceitá-los de forma consciente, voluntária e por convicção.
            8. O Conselho Federativo Nacional não reconhece em nenhuma pessoa ou instituição, como também em nenhuma assembléia ou congresso, qualquer autoridade ou direito para alterar ou modificar, a qualquer título, os princípios fundamentais e ensinos do Espiritismo, contidos nas obras básicas de Allan Kardec. Como assevera o Espírito de Verdade:             "No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são se origem humana os erros que nele se enraizaram".


Mensagem do Conselho Federativo Nacional Brasília, 15 de novembro de 1999.


A PAZ ESTÁ EM NOSSAS MÃOS.

                Engaje-se no Movimento Internacional pela Cultura de paz e não-violência.
                Porque todo ano deve ser um novo começo uma oportunidade para juntos transformarmos a cultura de guerra e violência em cultura de paz e não-violência.
.                Porque uma transformação como essa exige a participação de cada um de nós, e deve oferecer aos jovens e gerações futuras valores que os ajudem a construir um mundo baseado em justiça, solidariedade, liberdade, dignidade, harmonia e prosperidade para todos.
.                Porque a cultura de paz toma possível o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente e o bem-estar de cada um.
.                Porque eu tenho consciência de minha parte de responsabilidade em face do futuro da humanidade, em participar das crianças de hoje e de amanhã.

                EU ME COMPROMETO EM MINHA VIDA COTIDIANA, NA MINHA FAMÍLIA, NO MEU TRABALHO, NA MINHA COMUNIDADE, NO MEU PAÍS E NA MINHA REGIÃO A:

                1- RESPEITARA VIDA.
"Respeitar a vida e a dignidade de cada ser humano sem discriminação e sem preconceito”.

                2- REJEITARÁ VIOLÊNCIA.
                “Praticar a não-violência ativa, rejeitando a violência em todas as formas”:física, sexual, psicológica, econômica e social, em particular contra os mais desprovidos e os mais vulneráveis, tais como as crianças e os adolescentes.


                3- SER GENEROSO.

                “Compartilhar meu tempo e meus recursos materiais no cultivo da generosidade e por um fim a exclusão, a injustiça e a opressão política e econômica”.
                4- OUVIR PARA COMPREENDER

"Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural privilegiando sempre o diálogo sem ceder ao fanatismo, à difamação e à rejeição”.

                5- PRESERVAR O PLANETA.
                "Promover o consumo responsável de um modo de desenvolvimento que respeite todas as formas de vida e preserve o equilíbrio dos recursos naturais do planeta”.

                6- REDESCOBRIR A SOLIDARIEDADE.
                "Contribuir para o desenvolvimento de minha comunidade, com a plena participação das mulheres e o respeito aos princípios democráticos, de modo a criarmos juntos novas formas de solidariedade”.
Organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

CULTO DO EVANGELHO NO LAR

                "Dedica uma das sete noites da semana ao Culto do Evangelho no Lar, a fim de que Jesus possa pernoitar em tua casa”.
                (..) Quando o Lar se converte em santuário, o crime se recolhe ao museu.
                (..) Jesus no Lar é vida para o Lar. ".
                (Messe de Amor, Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco).

                A excelência da prática do Culto do Evangelho no Lar é sentida desde os primeiros momentos em que é inaugurada.
                A reflexão da família em tomo dos ensinos do Mestre, as ponderações e comentários, sob o ponto de vista de cada dia, são elementos altamente terapêuticos favorecendo a psicosfera do lar.
                A oração em conjunto amplia os horizontes mentais e eleva as almas na direção do Bem. O crime criado nos instantes do Culto do Evangelho favorece o entendimento e a fraternidade, pois cada um se coloca mais perto de outro em posição mental receptiva ao amparo dos Benfeitores invisíveis.
                Nestes instantes de serena beleza, em que o círculo doméstico se volta para Jesus, os Mensageiros do Bem se acercam do lar e os familiares já desencarnados, e que se preocupam em velar pelos que ficaram na crosta terrestre, se aproximam e espargem sobre todos os eflúvios de paz, de harmonia, e as energias que fluem do Mais Alto retemperam as forças dando o bom ânimo imprescindível ao prosseguimento das lutas cotidianas.
                O Culto do Evangelho contribui para ajudar-nos a vivenciar os ensinamentos com que o Espiritismo nos felicita a alma. Muitos atritos, muitas rixas familiares poderão ser evitadas com esta prática tão benéfica.
                Os familiares do obsidiado (que aceitem a terapêutica espírita) devem ser orientados, tanto quanto ele mesmo - se tiver condições - para adoção desta medida.
Existem muitos Centros e Grupos espíritas que se dedicam à implantação do Culto do Evangelho no Lar. Este é um trabalho bastante proveitoso e que muito contribui para a pacificação das famílias.


                Suely Caldas Schubert Do livro "Obsessão e Desobsessão - Profilaxia e Terapêutica Espíritas”.

EVANGELIZAÇÃO
Mensagem de Guillon Ribeiro (Espírito)

                É através da evangelização que o Espiritismo desenvolve seu mais valioso programa de assistência educativa do homem.
                A escola de letras continua a informar e instruir a fim de que a Ciência se fortaleça no seio das coletividades.                 Entretanto, é a educação religiosa que vem estimulando a moral ilibada de modo a liberar a criatura humana para os altiplanos do amor, de consciência despertada e vigilante junto aos imperativos da vida.
                Aliando sabedoria e amor alcançaremos equilíbrio em nossa faina educativa.
                Eduque-se o homem e teremos uma Terra verdadeiramente transformada e feliz.
                Contemplamos, assim, com otimismo e júbilo, o Movimento Espírita espraiando-se, cada vez mais, nos desideratos da evangelização, procurando, com grande empenho, alcançar o coração humano em meio ao torvelinho da desenfreada corrida do século...
                Mestres e educadores, preceptores e mais colaboram, ao lado uns dos outros, em meio às esperanças do Cristo, dinamizando esforços em favor de crianças e jovens, na mais nobre intenção de aproximá-los do Mestre e Senhor Jesus.
                Urge que assim seja, porque o tempo mais propício à absorção das novas idéias, que mais favorece a tarefa educativa do homem, é o seu período de infância e juventude. Sem dúvida que a maturidade exibe a valiosa soma das experiências adquiridas, embora tantas vezes amargue o dissabor das incrustações perniciosas absorvidas ao longo do caminho...
                Eis, pois, o Amor convocando servidores do Evangelho para a obra educativa da Humanidade!
                Abençoados os lidadores da orientação espírita, entregando-se afanosos e de boa vontade ao plantio da boa semente!
                Mas para um desempenho mais gratificante, que procurem estudar e estudar, forjando sempre luzes às próprias convicções.
                Que se armem de coragem e decisão, paciência e otimismo, esperança e fé, de modo a se auxiliarem reciprocamente, na salutar troca de experiências, engajando-se com entusiasmo crescente nas leiras de Jesus.
                Que jamais se descuidem do aprimoramento pedagógico, ampliando, sempre que possível, suas aptidões didáticas para que não se estiolem semente promissoras ante o solo propício, pela inadequação de métodos e técnicas de ensino, pela insipiência de conteúdos, pela ineficácia de um planejamento inoportuno e inadequado. Todo trabalho rende mais em mãos realmente habilitadas.
                Que não estacionem nas experiências alcançadas, mas que aspirem sempre a mais, buscando livros, renovando pesquisas, permutando idéias, ativando-se em treinamentos, mobilizando cursos, promovendo encontros, realizando seminários, nesta dinâmica admirável quão permanente dos que se dedicam aos abençoados impositivos de instruir e de educar.
                É bom que se diga, o evangelizador consciente de si mesmo jamais se julga pronto, acabado, sem mais do que aprender, refazer, conhecer... Ao contrário, avança com o tempo, vê sempre degraus acima a serem galgados, na infinita escala da experiência e do conhecimento.
                Entretanto, não menos importante é a conscientização dos pais espíritas diante da evangelização de seus filhos, como prestimoso auxiliar na missão educativa da família.
                Que experimentem vivenciar quando necessário a condição de evangelizadores, tanto quanto se recomenda aos evangelizadores se posicionem sempre daquela condição de pais bondosos e pacientes junto à gleba de suas realizações.
                Que os pais enviem seus filhos às escolas de evangelização, disciplinando-se na assiduidade tão necessária, interessando-se pelo aprendizado evangélico da prole, indagando, dialogando, motivando, acompanhando...
                Por outro lado não poderemos desconsiderar a importância do acolhimento e interesse, do estímulo e do entusiasmo que devem nortear os núcleos espiritistas diante da evangelização.
                Que dirigentes e diretores, colaboradores, diretos e indiretos, prestigiem sempre mais o atendimento a criança e jovens nos agrupamentos espíritas, seja adequando-lhes a ambiência para tal mister, adaptando ou, ainda, improvisando meios, de tal sorte que a evangelização se efetue, se desenvolva, cresça, ilumine...
                É imperioso se reconheça na evangelização das almas tarefas da mais alta expressão na atualidade da Doutrina Espírita. Bem acima das nobilitantes realizações da assistência social, sua ação preventiva evitará derrocadas no erro, novos desastres morais, responsáveis por maiores provações e sofrimentos adiante, nos panoramas de dor e lágrima que compungem a sociedade, perseguindo os emolumentos da assistência ou do serviço social, públicos e privados.
                Evangelizemos por amor!
                Auxiliemos a todos, favorecendo, sobretudo a criança e ao jovem um melhor posicionamento diante da vida, em face da reencarnação.
                Somente assim plasmaremos desde agora os alicerces de uma nova Humanidade para o mundo porvindouro.
                É de suma importância amparar as almas através da evangelização, colaborando de forma decisiva junto à economia da vida para quantos deambulam pelas estradas existenciais.
                E não tenhamos dúvidas de que a criança e o jovem evangelizadores agora serão, indubitavelmente, aqueles cidadãos do mundo, conscientes e alertados, conduzidos para construir, por seus esforços próprios, os verdadeiros caminhos da felicidade na Terra.


                Guillon Ribeiro
(Mensagem recebida em 1963, durante o 1. o Curso de Preparação de Evangelizadores CIPE, realizado pela Federação Espírita do Estado do Espírito Santo, pelo médium Júlio César Grandi Ribeiro.).

GRAÇAS A DEUS

                Se alguém te destaca os erros de ontem, manifestando desapreço para com o teu esforço de hoje, na construção do bem, não pares de agir e servir, ante a incompreensão alheia.
                É verdade que, perante Jesus, ainda não somos o que nos cabe ser e muitos menos o que desejaríamos ser; estamos longe de ser aquilo que os nossos princípios solicitam que sejamos e nem conseguimos ainda ser aquilo que os outros esperam de nós... entretanto, Graças a Deus, já não somos o que fomos e nem perdemos o nosso privilégio de trabalhar.


Emmanuel
Do livro "Pronto-socorro" de Francisco C. Xavier.

LEI DO TRABALHO

                O verme aduba.
                A terra acalenta.
                O orvalho protege.
                O vento renova.
                A semente produz.
                O arado sulca.
                A enxada coopera.
                O tronco ampara.
                A flor embalsama.
                O fruto alimenta.
                A pedra segura
                A fonte enriquece.
                O fio agasalha.
                A agulha compõe.
                A estrada aproxima.
                O sinal informa.
                A ponte reúne.
                A pena grava.
                O martelo afeiçoa.
                O serrote corrige.
                O teto recolhe.
                A mesa atende.
                O vaso auxilia.
                A lâmpada clareia.
                O leito socorre.
                A própria chama condicionada é a bênção da lareira doméstica e a gota de veneno, controlada com rigor, é remédio que cura.
                Repara, desse modo, a lei do trabalho e da disciplina, funcionando junto de ti, através de fatos e coisas, aparentemente sem importância.
                Tudo age.
                Tudo obedece.
                Tudo evolui.
                Tudo responde.
                Tudo serve.
                E, sabendo que cada criatura deve ser útil, conforme as faculdades de que disponha, observa o que fazes com o tesouro das horas, porquanto o tempo chamado “hoje”, é recurso em teu favor, na contabilidade da vida, marcando-te acerto de contas para amanhã.


Emmanuel
Mensagem recebida pelo médium Francisco C. Xavier.

MENSAGEM DE CHICO XAVIER

                Conquanto as agitações que assinalam o mundo, recorda que podes seguir o próprio caminho, conservando-te em paz.
                Segue com serenidade e coragem, ao encontro dos deveres que te competem.
                Renteando contigo, é possível escutes os impropérios dos inconformados.
                Adiante, talvez registres as reclamações dos que se entregam ao desespero.
                E das margens da senda que a vida te compete a trilhar, surgem convites à perturbação, nascidos de muitos companheiros que se acolhem ao pessimismo e à descrença.
                Resguarda-te em paz e segue demonstrando bondade para com todos.
                Não existe ninguém sem um recado a transmitir.
                Pensando ou falando, comunica tranqüilidade e segurança aos que te ouçam.
                Não te sintas superior. A estrada evolutiva é de todos. Muitos te acompanham à retaguarda, no entanto, outros muitos se tomam a frente.
                Permanece no lugar que te é próprio, agindo e servindo.
                Zela com dedicação pelo bem daqueles que o Senhor te confiou, mas se um dia, os entes amados se te afastarem do convívio, não te lastimes.
                Cada um de nós, em certas ocasiões da existência, é chamado a percorrer caminhos diferentes.
                Não cultives apego demasiado. Serve amando e ama sem prender-te e sem prender os outros.
                Auxilia aos seus semelhantes, tanto quanto puderes, para que não te falte o auxílio alheio, quando isso se te faça necessário.
                E segue em paz na estrada que a vida te traçou, na certeza de que apesar de todas as inquietações a que nos submete, o mundo à Criança Divina, entregue ao serviço humano, e que, por dentro do próprio coração, trabalhando e servindo em paz, qualquer pessoa pode ser feliz.
                Ergue-te cada dia, faze o melhor ao teu alcance.
                Trabalha e serve.

Emmanuel
Mensagem recebida pelo médium Francisco C. Xavier.

TRANSE MEDIÚNICO AS AVESSAS

                “(...) Na função normal, o médium capta as impressões do Espírito;
                Na comunhão obsessiva o Espírito colher as sensações do viciado ".
                Richard Simonetti

Explica Richard Simonetti

                “O que dificulta o tratamento de desintoxicação do viciado é a influência exercida pelos obsessores na área dos vícios, vez que toda pessoa que se inicia no vício é um obsidiado em potencial.
                Há viciados no Além que transformam os da Terra em instrumentos para satisfação do vício, numa associação psíquica que é uma espécie de transe mediúnico às avessas.
                Os Espíritos maus não têm o poder irresistível de nos induzir ao vício ou alimentá-lo. É que dificilmente o viciado se convence de que é imperioso deixar o vício, em favor da saúde, pois, no fundo, sempre imagina que não é tão mal assim...
                Esclarece Batuíra:
                “(...) Jesus Cristo, o Médico das Almas, curou muitos enfermos, porém tinha a intenção de não apenas regenerar o veículo físico, mas, acima de tudo, queria que os doentes dessem manutenção à cura recebida, transformando suas atitudes e ampliando a luz do conhecimento a fim de consolidar o próprio caminho.
                O freqüentador do Centro Espírita não pode permanecer na ignorância da Vida Maior tanto quanto estava quando ali adentrou no primeiro dia. Curar por curar, sem que o doente nada aprenda ou nada evolua, não se ajusta aos propósitos do Cristianismo Redivivo.
                O ato de insistir e teimar, tentando subornar as leis divinas, é realização impossível ou projeto fantasioso. Quem quer saúde não pode envenenar a mente; quem quer paz precisa sanear as estruturas do coração. Querer que o mundo melhore em seu redor, sem nada alterar o seu mundo mental, é devaneio. Quem quer conquistar alguma coisa precisa dedicar-se a essa aquisição com denodo e determinação.
                São muitos os que buscam a alegria, caminhando na direção contrária; cabe, portanto, aos orientadores cristãos instruir e educar os aprendizes, não lhes sustentar a amarga ilusão da cura sem renovação.
                Criaturas buscam com freqüência médiuns e conselheiros para se esquivar da responsabilidade de agir por si mesmas, quando deviam trabalhar no sentido de suprimir os padrões negativos que cultivam na intimidade durante anos a fio.                 Muitos enfermos choram aflitos, percorrendo inúmeros grupos de oração, em busca de uma solução milagrosa, mas não cogitam, em momento algum, de qualquer modificação em suas concepções acerca dos valores fundamentais da Vida. Solicitam reequilíbrio das energias vitais, entretanto se mantêm à disposição das próprias insânias ". Evidentemente que nessas insânias estão incluídos os variegados matizes de vícios.
                Para nosso esclarecimento, completa Richard Simonetti:
                “(...) Há vários métodos de vencer os vícios, mas o que realmente funciona começa a partir de uma firme determinação nesse sentido. É preciso orar muito, rogando-se aos Benfeitores Espirituais que trabalham por sua recuperação; adotar o sadio costume de realizar o culto do Evangelho no lar, freqüentar reuniões de assistência espiritual, no Centro Espírita; submeter-se ao passe magnético; fazer uso da água fluidificada, confiar em si mesmo a valorizar suas potencialidades como filho de Deus”, tal o elenco de providências a ser arregimentado para ao combate eficiente aos perniciosos agentes desagregadores da saúde física e espiritual.


Rogério Coelho
Luzeiro dezembro/1999


CONFIANÇA EM DEUS

                Em qualquer circunstância, mantém sua confiança em Deus, que rege o Universo e guarda sua vida.
                Nunca te revoltes, seja qual for o problema que te surpreenda.
                Fora do teu sofrimento sofrem também outros filhos de Deus sob estigmas de aflições que desconheces.
                Abre os olhos e espia na direção da terra perto e longe de ti. Há poemas de beleza na paisagem em festa e tragédia nos bastidores dos corações em comunhão com as torpezas morais em agitação.
                Em verdade ainda é a terra a abençoada Escola de Redenção.
                Tem, pois confiança em Deus, alma irmã! Ama e agradece o quinhão de dor que te chega para o próprio aprimoramento espiritual e prossegue sereno ajudando aqueles outros espíritos igualmente ou mais atribulados que tu mesmo a seguirem pela rota abençoada da reencarnação.
                “Confia em Deus”


Joanna de Ângelis
Do livro “Florações Evangélicas” de Divaldo Pereira Franco


CENTROS ESPÍRITAS INTERIOR DO ESTADO


AMAMBAI
01 Centro Espírita “Caminho de Damasco” Rua Rio Branco, 1-125 CP 106 - 79990-000 AMAMBAÍ//MS
Palestra e Passe: Quarta-feira e sábado 19:30 horas.

ANASTÁCIO
01 Associação Espírita “Nosso Lar” Rua João Leite Ribeiro, 1-379 - 79210-00 ANASTÁCIO/MS

ANGÉLICA
01 Centro Espírita “Allan Kardec” Rua Allan Kardec, lote 3 e 4 - 79785-000 ANGÉLICA/MS

ANTÔNIO JOÃO
01 Centro Espírita “Obreiros do Bem” RuaVitório Penzo, 675 - 79910-000 ANTÔNIO JOÃO/MS

APARECIDA DO TABOADO
01 Centro Espírita “Caibar Schuthel” Rua Joaquim Murtinho, 1.227 - 79570-000 AP. TABOADO/MS
02 Centro Espírita “Joana D´Arc” Rua Carlos Alves Ferreira, s/n - 79570-000 AP. TABOADO/MS

AQUIDAUANA
01 Centro Espírita “Amor e Caridade” Rua Estevão Alves Correa, 568 -79200-000 AQUIDAUANA/MS
02 Centro Espírita “Paulo de Tarso” Rua Roberto Scaff, 55 Vila Trindade- 79200-000 AQUIDAUANA/MS
03 Centro Espírita “Eurípedes Barsanulfo” Rua Bechara Salomene, 300 -79200-000 AQUIDAUANA/MS
04 Centro Espírita “Bezerra de Menezes” Rua Antônio João, 620 -79200-000 AQUIDAUANA/MS
05 Grupo Espírita de Aquidauana Rua José Bonifácio, 1.007 Bairro Alto -79200-000 AQUIDAUANA/MS
06 União Espírita “Discípulos de Jesus” Rua Pandiá Calógeras, 205 - 79200-000 AQUIDAUANA/MS

BANDEIRANTES
01 União Espírita “Seara da Luz” Rua João Pessoa s/n Vila Silvino de Barros 79430-000 BANDEIRANTES/MS

BATAGUASSU
01 Centro Espírita “Allan Kardec” Rua Maracaju, 705 79780-000 BATAGUASSU/MS

BELA VISTA
01 Centro Assistencial “Caminho da Luz” Rua José Lemes Bugre, s/n - 79260-000 BELA VISTA/MS

BODOQUENA
01 Centro Espírita “A Caminho da Luz”. Av. Aeroporto s/n –Vila Carvalho - 79390-000 BODOQUENA/MS

BONITO
01 Centro Espírita “Allan Kardec” Rua Nossa Senhora da Penha, 306- Centro - 79290-000 BONITO/MS

CAARAPÓ
01 Centro Espírita “Allan Kardec”. Rua Antônio Menegati Filho, 1695.- 79740-000 CAARAPÓ/MS

CAMAPUÃ
01 Centro Espírita “Luz e Paz” Rua Pedro Celestino, 441 - 79420-000 CAMAPUÃ/MS

CAMISÃO
01 Centro Espírita “Cáritas” Rua São Sebastião Maciel s/n. - 79202-000 CAMISÃO/MS
02 Grupo Espírita "Luzes do Amanhã" Carlos A. Perdigão, 108 Chácara Tabapiaga - 79202-000 CAMISÃO/MS

CHAPADÃO DO SUL/MS

Grupo Espírita “ Fé e Perseverança” Rua Cassilândia, 885 – B. Parque União - 79560-000 CHAPADÃO DO SUL/MS

COIMBRA
01 Grupo Estudos Doutrinários CB Macedo 3.ª Cia Forte Coimbra – MS.- 79368-000 COIMBRA/MS

CORGUINHO
01 Centro Espírita “Allan Kardec” Rua Pres. Vargas, 788 – Centro - 79000-000 CORGUINHO/MS

CEL.SAPUCAIA
01 Centro Espírita Joanna D’Angelis Rua Ítrio Correa da Costa n. 1669 - 79995-000 CEL.SAPUCAIA/MS

CORUMBÁ
01 Centro Espírita “André Luiz”. Rua Edu Rocha, 1.165 Bairro Aeroporto -79332-110 CORUMBÁ/MS
02 Centro Espírita “Joana D´Arc” Rua João A Oliveira, 365 B. Popular Velha - 79310-140 CORUMBÁ/MS
03 Centro Espírita “João Affonso de Oliveira”. Rua Marechal Floriano 757 B Dom Bosco- 79333-100 CORUMBÁ/MS
04 Centro Espírita “Adolfo Bezerra de Menezes” Travessa do Acampamento, 251 - 79333-100 CORUMBÁ/MS
05 Centro Espírita “Bittencourt Sampaio”. Rua 7 de Setembro s/n B. Cristo Redentor - 79321-040 CORUMBÁ/MS
06 Seara Espírita “Espiridião da Silva”. Rua Firmo Matos, 1.018 - 79331-050 CORUMBÁ/MS
07 Soc. Espírita “Monteiro Lobato” Alameda Vera Cruz, 110- Fundos-B.Universitário. 79300-000 CORUMBÁ/MS
08 União Espírita “Corumbaense”. Rua América, 917 - .79300-000 CORUMBÁ/MS


COSTA RICA
01 Centro Espírita “Amor e Caridade” Rua Terso Teixeira Machado- 79550-000 COSTA RICA/MS

COXIM
01 Centro Espírita “Operários do Amor” Rua Campo Grande, 184 C.P. 14 - 79400-000 COXIM/MS

CULTURA MA
01 Centro Espírita “Amor e Ação” Rua Padre J.P. Buzatto, 99- Vila Planalto - 79700-000 CULTURAMA/MS

DOURADOS
01 Centro Espírita “Amor e Caridade” Av. Presidente Vargas, 796-Centro - 79804-030 DOURADOS/MS
02 Centro Espírita “Bezerra de Menezes”. Rua Allan Kardec, 890-J. Flórida II - 79822-180 DOURADOS/MS
03 Centro Espírita “Nosso Lar” .Rua Pedro II, 545 – Vila Industrial - 79840-080 DOURADOS/MS
04 Centro Espírita “Emmanuel” Rua Belo Horizonte, 296- Jd. Independência - 79800-000 DOURADOS/MS
05 Centro Espírita “Portal da Luz” Rua Caimá, 965 – Altos Monte Alegre. - 79800-000 DOURADOS/MS
06 Centro Espírita “Casa Criança Paulo de Tarso” Rua João C. Câmara,178-Fundos - 79800-000 DOURADOS/MS
07 Centro Espírita “Francisco de Assis” Rua Rui Barbosa, 465- Jd. Cuiabazinho - 79800-000 DOURADOS/MS
08 -Fraternidade “Anjo Ismael”. Rua Emílio de Menezes, s/n – V. Aurora - 79800-000 DOURADOS/MS
09 Sociedade Espírita “Jesus de Nazaré”. Rua Frei Antônio, 780 BNH 4º Plano - .79812-210 DOURADOS/MS
10 Sociedade Espírita “Grupo da Prece” Rua Getúlio Vargas, Lote 21, B.Cachoeirinha -79800-000 DOURADOS/MS

FÁTIMA DO SUL
01 Centro Espírita Dr. Pedro Lameira de Andrade” Rua Antônio Barbosa, 2081 -79700-000 FÁTIMA DO SUL/MS

GLÓRIA DE DOURADOS
01 Centro Espírita “Caminho da Luz” Avenida Presidente Vargas, 1787 - 79730-000 GLÓRIA DE DOURADOS/MS

INOCÊNCIA
01 Associação Espírita “Nosso Lar” Rua Bom Jesus, s/n. - 79580-000 INOCÊNCIA/MS

IVINHEMA
01 Centro Espírita “Allan Kardec” Rua José Ramalho, s/n - 79740-000 IVINHEMA/MS

JARDIM
01 Centro Espírita “Somos Todos Irmãos” Rua Corumbá, 377- 79240-000 JARDIM/MS
02 Centro Espírita “Jesus e seus Ensinamentos” Rua Ten. Ernani Gusmão, 441 79240-000 JARDIM/MS

LADÁRIO
01 Centro Espírita “Vicente de Paulo” Avenida 14 de março, 685 – CP 15-79370-000 LADÁRIO/MS
02 Centro Espírita “Emmanuel Rua N. Sra. dos Navegantes, 1.268 Bairro Santo Antônio. 79370-000 LADÁRIO/MS
03 Centro Espírita “Allan Kardec” Rua Fernando Correa da Costa, 874 - 79370-000 LADÁRIO/MS

MARACAJU
01 Centro Espírita “Antônio Lisboa” Rua das Perdizes, 39 – Vila Juquita - 79150-000 MARACAJU/MS
02 Centro Espírita “Eurípedes Barsanulfo” Rua Avaré, 1060- Vila Juquita - 79150-000 MARACAJU/MS
03 Centro Espírita C. Caridade. A Bezerra Menezes” R Carlos Laerte,07-Q C. B.Paraguai.-79150-000 MARACAJU/MS

MIRANDA
01 Centro Espírita “ Fé, Esperança e Caridade” Rua Chokite Massuda, 85 - 79380-000 MIRANDA/MS
02 Centro Espírita “Bezerra de Menezes” Rua Pernambuco, 1.078 - 79380-000 MIRANDA/MS

MUNDO NOVO
01 Centro Espírita “Bezerra de Menezes” Rua........................................... 79980-000 MUNDO NOVO/MS
02 “Sociedade de Orient. e Est. Doutrina Espírita” .Rua D. Pedro I, 253- B.São Jorge - 79980-000 MUNDO NOVO/MS

NIOAQUE
01 Centro Espírita “Amor e Caridade” Rua Pedro II, s/n - 79220-000 NIOAQUE/MS

NOVA ALVORADA DO SUL
01 Casa Espírita “Alvorada Cristã” - 79132-000 N.ALVORADA DO SUL/MS

NOVA ANDRADINA
01 Centro Espírita “André Luiz” Rua José Heitor Almeida, 746 - 79750-000 NOVA ANDRADINA/MS
02 Sociedade Espírita “Amor, Verdade e Justiça” R. Luiz Antônio da Silva, 409- 79750-000 NOVA ANDRADINA/MS

PARANAÍBA
01 Centro Espírita “Allan Kardec” Rua Dr. Rocha Dias, 841. Vila S. Antônio.- 79500-000 PARANAÍBA/MS
02 Centro Espírita “Jesus Consolador” Rua Heliodoro Rodrigues, 270, C.P. 231 -79500-000 PARANAÍBA/MS
03 Centro Espírita “Vicente de Paulo” Rua Joaquim Murtinho, 1.435 - 79500-000 PARANAÍBA/MS
04 Sociedade Mato-grossense de Estudos Espíritas .Rua Alziro Zarur, s/n Santo Antônio -79500-000 PARANAÍBA/MS

PEDRO GOMES
01 Sociedade Espírita Renascer Rua Cáceres, 272-Centro - 79410-000 PEDRO GOMES/MS

PIRAPUTANGA
01 Centro Espírita “Discípulos de Jesus” Rua Principal s/n 79202-000 PIRAPUTANGA/MS

PONTA PORÃ
01 Centro Espírita “Allan Kardec” Rua Antônio João, 499.- 79900-000 PONTA PORÃ/MS
02 Centro Espírita “Segismundo Martins” Rua Tiradentes, s/n CP 229 - 79900-000 PONTA PORÃ/MS
03 Centro Espírita “O Caminho” Rua Itacaúmas, 136 CP 45 - 79900-000 PONTA PORÃ/MS
04 Centro Espírita “Bezerra de Menezes” Rua Alexandre de Gusmão, 225 - 79900-000 PONTA PORÃ/MS
05 Sociedade Espírita “Nosso Lar” Rua Baltazar Saldanha, 1409.-. 79900-000 PONTA PORÃ/MS

RIBAS DO RIO PARDO
01 Centro Espírita “André Luiz” Rua Valdeci Ramos s/n Ouro Verde - 79180-000 RIBAS DO RIO PARDO/MS

RIO BRILHANTE
01 Centro Espírita “Nossa Senhora de Nazaré” Rua Joviano Medeiros, 1112 - 79130-000 RIO BRILHANTE/MS

RIO NEGRO
01 Centro Esp.“Cristo Caridade Bittencourt Sampaio” Rua São Pedro, 40.- 79470-000 RIO NEGRO/MS

RIO VERDE
01 Centro Espírita “Amor, Caridade e Fé” Rua Duque de Caxias.- 79480-000 RIO VERDE/MS

ROCHEDO
01 Centro Espírita “O Evangelho é Luz” Rua Bahia, 441 ROCHEDO/MS

SÃO GABRIEL DO OESTE
01 Grupo Espírita “Aprendizes de Kardec” R. Rio Grande do Sul, 1420 C.P. 222 - 79425-000 SÃO GABRIEL OESTE/MS
02 Fraternidade Espírita Ismael. Av. São Francisco, 1458 - 79425-000 SÃO GABRIEL OESTE/MS

SELVÍRIA
01 Centro Espírita “A Caminho da Luz” SELVÍRIA/MS

SETE QUEDAS
01 Centro Espírita “Casa do Caminho” Rua Princesa Isabel, 107- A/C. Vet.Iguaporã.- 79935-000 SETE QUEDAS/MS

SIDROLÂNDIA
01 Grupo Espírita de Sidrolândia Rua São Paulo, 498 - 79170-000 SIDROLÂNDIA/MS
TRÊS LAGOAS
01 Casa Espírita “Fé e Caridade” R Augusto Correia da Costa, 2863- Jd. Alvorada - 79600-000 TRÊS LAGOAS/MS
02 Centro Espírita “Armando da Silva Campos” Rua Mercúrio, 1.416 - 79620-000 TRÊS LAGOAS/MS
03 Centro Espírita “Casa da Caridade Fonte de Luz” Av. Rafael Haro, 1.580 - 79630-508 TRÊS LAGOAS/MS
04 Grupo Assistencial “Allan Kardec” Rua Michel Tomé, 915 – Vila Nova - 79645-060 TRÊS LAGOAS/MS
05 Grupo A. Espírita “A Candeia” .R Manoel P. de Campos, 253-N. Sra. Aparecida. - 79620-040 TRÊS LAGOAS/MS
06 Grupo Fraternidade Espírita “José Xavier” Rua Joaquim Murtinho, 751 C.P. 29.- 79611-140 TRÊS LAGOAS/MS
07 Grupo Frat.Espírita“José Grosso e M. João de Deus” R Allan Kardec,120-V Nova -79600-000 TRÊS LAGOAS/MS
08 Grupo Espírita “Seareiros de Jesus”. Av. Filinto Muller, 1444- Lapa.- 79600-000 TRÊS LAGOAS/MS
09 Grupo Espírita “Ponto de Luz”. Av. Filinto Muller, 786, CP 291 .-79600-000 TRÊS LAGOAS/MS
10 Posto Socorro Espírita “Cristo Consolador” .R Alfredo Castilho,2.140-B.Sta Rita -79620-000 TRÊS LAGOAS/MS

 

 

VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL

 

 

ANO IV - Nº36– Campo Grande – MS – Março de 2009
EDIÇÃO DO CENTRO ESPÍRITA “VALE DA ESPERANÇA”
Rua Colorado n o 488, Bairro Jardim Canadá, CEP 79112-480, Campo Grande-MS.